Não é de hoje que eu percebi que o entretenimento consegue ser um dos vilões em minha vida. Na verdade, ele é um daqueles que me ajuda a ser minha própria vilã, sempre sabotando meus próprios objetivos. Sou praticamente o Dick Vigarista: faço coisas que penso que vão me beneficiar (no meu caso eu não tento destruir ninguém) e só me lasco no final.
Eu passei a perceber que tenho problemas por me entreter além do limite quando, sempre que eu pedia para Deus me ajudar a dormir cedo, Ele me pedia um jejum de entretenimento por, no mínimo, uma semana.
Pois é, tenho que fazer outro desses jejuns. Já consegui viver um ano num jejum de entretenimento meio capenga, mas que me ajudou muito a aproveitar meu segundo ano do ensino médio. Uma coisa que eu percebi através dos meus jejuns nesse ano foi que, sempre que eu abro mão dos meus amados filmes, séries etc., eu me conecto mais às pessoas. Sim, eu tenho mania de colocar entretenimento (ai, não aguento mais repetir essa palavra kkkk) no lugar das pessoas, e isso me afasta de tudo e de todos que eu conheço.
Posso perder a conta de quantas vezes fiquei reclusa assistindo ou lendo algo enquanto ignorava minha família, amigos e namorado. Nos últimos tempos (apesar de eu ter aberto mão de jejuar algumas vezes) tenho feito alguns jejuns que estão fazendo com que eu me lembre das amizades e reconstrua meus laços com elas, porque até o whatsapp eu ignoro se tenho outra coisa pra ver. É, meus amigos, esse é o melhor jejum que qualquer um de vocês pode fazer.
(Deus me recomendou esse jejum anos antes de eu ver esse vídeo, maravilha)
Me afastar do entretenimento por um tempo talvez seja a única maneira de ir melhor na faculdade e nas minhas ultimamente péssimas noites de sono. Sempre durmo demais e acordo com aquele sentimento de tristeza, reconhecendo que fiz caca uma vez mais.
Apesar de tudo, só preciso agradecer a Deus por ter me dito pra fazer esse jejum que, a príncipio, eu achava louco e inútil. Eu já me afastei da família algumas vezes enquanto eles assistiam, mas em outros momentos me vi obrigada a ignorar o Pinterest e descobrir sobre o que eles conversavam. Assim como já neguei ver algo com minhas primas, mas em outros momentos me engajei em longos áudios que eu não mandaria se não fosse meu block em redes sociais além do Whatsapp.
Se você é cristão, recomendo esse jejum fortemente, e se não é, também (aproveita e chama Deus pra falar com vc no processo, vai ser top, prometo!). Agora, nos tempos da tecnologia, o entretenimento está na palma de nossas mãos, em nossos bolsos, a um clique de distância. Nós fazemos dele uma parte tão importante de nossas vidas que nem mesmo percebemos o quanto temos tido nossa vida roubada, nossas noites de sono e momentos de socialização.
Comece um jejum que exclua os livros, e veja seu vocabulário ir do lixo ao luxo kkk Observe enquanto você se lembra do que é dormir cedo, orar mais, ler a bíblia devidamente e conversar com aqueles que você ama.
As regras do meu jejum, basicamente, consistem em:
Abra mão das redes sociais
Abra mão dos filmes, séries e vídeos no YouTube
Abra mão dos livros, HQs e Mangás - nesta vez inclui os livros pra ver se ressuscito esse hábito morto em minha vida e passo a restaurar meu vocabulário morto. Talvez eu acaba incluindo no jejum novamente como atitude de adoração a Deus ^^
Existem outras coisas que nos entretém e que eu abro mão por serem algo que pode me afastar de buscar a Deus no processo: desenhar, programar etc. Nesse caso, vai de você, mas recomendo também.
Coisas na lista necessárias para trabalho ou escola não contam, afinal, são suas responsabilidades.
Não estão incluídos: conteúdo cristão. Vídeos cristãos sobre Jesus e livros cristãos.
As redes sociais estão sempre excluídas, não importa o tipo de conteúdo que você verá. Elas são tóxicas de qualquer maneira, qualquer tempo sem a presença delas é maravilhoso.
Não é fácil, é claro. Mas o fato de ficarmos tanto tempo no vício nos tira o prazer das pequenas coisas (isso eu não aprendi sozinha, precisei do vídeo pra me ensinar hehe), e a vida é feita de pequenas coisas! Assim como eu tenho me visto obrigada a agir, faça algo! Não veja sua vida passar diante dos seus olhos enquanto você não escreve, não ri, não sonha.
Fica aqui o meu conselho e o meu adeus, espero que minha epifania sirva de algo, e que vocês se livrem desse enorme monstro alimentador da carne, também conhecida como nosso sempre faminto eu.
Até mais! Com amor, Bell.
Oi Izzy! Obrigada pela visitinha lá no Hishoku <3
ResponderExcluirAdorei as cores do seu layout, principalmente esse contraste entre cores vibrantes no fundo escuro!
Eu entendo pelo que você está passando, mas eu aprendi que o negócio pra mim é colocar limite. Tudo bem curtir um entretenimento, desde que não vá maratonar uma série as 20h sabendo que tem que acordar cedo no dia seguinte, sabe? Depois que aprendi a organizar minhas tarefas e compromissos e a criar rotinas e hábitos saudáveis, ficou bem mais fácil.
Achei bacana você abordar isso no blog, porque vejo que muitas pessoas têm essa dificuldade entre equilibrar seus hobbies, principalmente o uso de redes sociais, com compromissos e tarefas que acham mais importantes, ou que merecem mais atenção!
De qualquer forma, espero que você consiga encontrar um bom equilíbrio entre fazer o que gosta e o que precisa, pra não precisar se isolar do mundo assistindo séries e afins, hahaha!
Beijinhos :*
Oii! <3
ExcluirQue bom que você gostou ><'
Entendo, estou no momento tentando aprender a ser assim, mas tá difícil. Fico arrumando 1001 desculpas, sempre quebrando meus jejuns e sendo bem irresponsável (-_- )
Esses problemas do mundo moderno são complicados demais, não é? XD
Aaaaa em nome de Jesus um dia eu consigo, assim vou conseguir viver mais e me entreter com besteiras menos!
Beijos, beijos <3 Amei a visita!
oi izzy!!
ResponderExcluireu também acredito ter passado por uma coisa parecida, já que até o fim de 2020 eu era muito desorganizado e, ou passava todo tempo estudando/fazendo coisas consideradas produtivas e úteis, ou assistia 5 séries em uma semana. e acabou que nem um nem outro me fazia bem, sabe?
aos poucos, estou aprendendo a deixar em minha vida espaço para meu blog, para meus livros, séries, desenhos e também a cumprir minhas responsabilidades (elas vêm em primeiro lugar na minha lista: só descanso quando tiver terminado o necessário para aquele dia).
redes sociais já não são mais algo em que ando tããão interessado mas sim, é surpreendente como passamos mais tempo de nossas vidas preocupados em receber 50 curtidas em uma foto do que conseguir terminar um trabalho importante. acabamos, de certa forma, nos desconectando de nós mesmos e do mundo com isso né? um pouco irônico para um software feito para conectar pessoas. enfim, divaguei
entendo que essa coisa de saber balancear tudo é muito difícil, mas às vezes as besteiras também fazem parte de viver, viu? digo por mim mesmo que me sinto muito bem desde que consegui priorizar determinados pontos sem excluir nenhum.
enfim, isso que tu compartilhou conosco, mesmo que eu não tenha as mesmas crenças que tu, me fez pensar bastante! obrigado por isso, considero a leitura desse post um tempo muito bem investido <3
Oii! Super entendo!
ExcluirAiai, que um dia eu possa agir assim! A procrastinação me consome, segura minha mão e me chama de melhor amiga :<
Também fico bem distante das redes sociais, mas recentemente deixei que elas ficassem instaladas no meu celular - o que é o meu graande erro. Mantê-las desinstaladas é a melhor opção pra mim, assim eu fico com preguiça de usar o navegador e fujo desse vício. E é verdade. Além do Whatsapp, que só serve pra conversar, as demais redes sociais tem a mania de me afastar e me impedir de conversar com as pessoas que amo. boa divagação
Faz sentido, faz sentido. A vida de 8 ou 80 é bem terrível, e querendo ou não algumas pitadas de entretenimento contribuem para uma boa vida.
De nada! Que bom que fez a diferença pra você :D Até mais!
Hello Ozzy!!
ResponderExcluirMenina, tu sabe que esse é o mal do século e tem a piorar com o passar dos anos. Mas a única solução somos nós mesmos, nos esforçar e nos dar limites é sempre importante. Então continue se esforçando, tenho certeza que você consegue isso.
Respondendo seu comentário lá no meu blog: Então, eu sempre quando entro para postar ou atualizar o blog, aproveito para rascunhar sobre outros assuntos. Deixo salvo como rascunho e com o tempo, escolho um dos rascunhos e me empenho nele até posta-lo realmente.
Mas só quando aparece tempo, se não ele vai ficando lá até eu realmente resolver terminar o rascunho kkk
Obrigada por comentar lá no blog.
Bjinhos 😘